Piedade Cristã: O Dever do Marido em Relação à Esposa - Por John Bunyan
Piedade Cristã: O Dever do Marido em Relação à Esposa
(Capítulo 2 do livro “Piedade Cristã”, por John Bunyan)
Você tem uma esposa? Então precisa considerar como deve se comportar nessa relação, e para fazer isso corretamente, deve considerar a condição de sua esposa, seja ela cristã ou não. Primeiro, se ela for cristã:
1. Bendiga a Deus por ela: “O seu valor muito excede ao de rubis”. A mulher é um ornamento e a glória do homem (Provérbios 12:4, 31:10; 1 Coríntios 11:7). “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada” (Provérbios 31:30).Um dos principais objetivos de Deus em instituir o casamento é que Cristo e Sua igreja, em uma figura, possam estar onde quer que haja um casal que, pela Sua graça, crê. Portanto, aquele marido que se comporta de modo indevido para com sua esposa não apenas se porta de maneira contrária à regra, mas também faz com que ela seja privada do benefício de tal ordenança e o que prejudica o mistério representado nessa relação.
Portanto, “quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja” (Efésios 5:28-29).
Cristo entregou a vida por Sua igreja, Ele cuida de Suas fraquezas, comunica-lhe a Sua sabedoria, protege e ajuda-a em seus afazeres neste mundo; e isso é o que os homens devem fazer por suas esposas.
Salomão e a filha de Faraó tinha o dom de fazer isso, como você pode ver no livro de Cânticos. Maridos, suportem as suas fraquezas de suas esposas, ajudem-nas em suas enfermidades e as honrem co-mo vasos mais fracos e frágeis (1 Pedro 3:7).
Em uma palavra, seja um tal marido para a sua esposa crente que ela possa dizer: Deus não apenas me deu um marido, mas um marido que é como uma pregação diária a mim sobre o modo como Cristo trata a Sua igreja.
Segundo, se a sua esposa for incrédula ou carnal, então você também tem um dever diante de si, pelo qual precisa cumprir sob um duplo compromisso: (1.) Pois ela está sujeita a cada momento à condenação eterna. (2.) E porque a mulher que está nessa situação tão triste é sua esposa.
Ah! Quão pouco senso do valor das almas existe no coração de alguns maridos! Isso é manifestado por sua conduta anticristã para com e diante de suas esposas! Agora, marido, para agir de modo adequado você deve:
1. Esforçar-se seriamente para sentir o estado miserável de sua esposa, de maneira que seu coração de comova por causa do estado da alma dela.
Comentários
Postar um comentário